O Livro de Mórmon

A história do Livro de Mórmon ocorreu nas Américas antigas e, assim como a Bíblia, o Livro de Mórmon foi escrito pelos seguidores de Jesus. Ele ensina Seu evangelho e testifica Dele. Ao viver os ensinamentos encontrados no Livro de Mórmon, você pode encontrar paz e verdade.

O que é o Livro de Mórmon?

Ler suas palavras nos ajuda a entender nosso propósito na vida, responder a perguntas importantes e nos aproximar de Jesus Cristo.

O Livro de Mórmon contém escritos sagrados de seguidores de Jesus. Da mesma maneira que Deus falou a Moisés e a Noé na Bíblia, Ele também falou às pessoas nas Américas. Esses homens, chamados profetas, registraram a palavra de Deus. Seus escritos, por fim, foram compilados em um livro por um profeta chamado Mórmon.

O povo de Deus sempre foi ensinado por profetas vivos. Como acontece hoje em dia, as mulheres e os homens daquela época se esforçavam para resistir às tentações, buscavam sabedoria e levavam uma vida mais feliz quando seguiam os ensinamentos de Jesus Cristo. Podemos nos identificar com suas histórias — registros espirituais inspirados e inspiradores. O Livro de Mórmon é uma prova de que Deus ama todos os Seus filhos e está envolvido em sua vida. E serve como testemunha das verdades da Bíblia e da divindade e dos ensinamentos de Jesus Cristo.

O Livro de Mórmon pode nos ajudar a entender as perguntas essenciais que todos temos em algum momento:

Existe vida após a morte?

O que nos espera do outro lado?

Qual é o propósito da vida?

Como posso encontrar felicidade e paz agora?

Deus me conhece e ouve minhas orações?

Como posso evitar o pecado e aprender a me arrepender sinceramente?

Se quiser, os missionários podem se reunir com você e debater as passagens que respondem a essas perguntas. Eles também vão te dar um exemplar gratuito do Livro de Mórmon.

Deus promete que, se lermos o Livro de Mórmon com o coração e a mente abertos, Ele vai revelar a cada um de nós sua divindade e veracidade por meio da inspiração do Espírito Santo. Cerca de 80 mil missionários estão ensinando as pessoas sobre esse livro em seis continentes, em 107 idiomas — e essas pessoas estão atualmente colocando essa promessa à prova. Os missionários entregam exemplares do Livro de Mórmon gratuitamente, mas milhões de pessoas o consideram como sendo um de seus bens mais preciosos. Homens e mulheres de todo o mundo, com diferentes estilos de vida, estão aprendendo que o Livro de Mórmon pode nos ajudar a encontrar paz e fé nesta vida e salvação eterna na vida futura.

Em 1823, Joseph Smith foi conduzido por um anjo aos registros antigos e os traduziu pelo poder de Deus. Assim como os antigos profetas que vieram antes dele, Joseph Smith serviu como mensageiro de Deus e prestou testemunho da Expiação de Jesus Cristo e da capacidade do Salvador de mudar nossa vida para sempre.

Os princípios registrados no Livro de Mórmon — a fé em Jesus Cristo, o arrependimento, o batismo, a alegria, a salvação — mudaram a vida de um povo antigo. Em nossos dias, o Livro de Mórmon influenciou a vida de milhões de pessoas em todo o mundo, levando-as a se achegarem a Jesus Cristo.

As escrituras são mais do que apenas palavras e histórias antigas. São mensagens relevantes e oportunas para os problemas que enfrentamos. Quando você lê o Livro de Mórmon e com frequência se pergunta: “O que isso realmente quer dizer?” você vai descobrir que há muitas mensagens relevantes para você. O livro foi escrito para inspirar os leitores a tomar decisões que verdadeiramente melhorariam sua vida e os aproximariam de Deus. Era a esperança dos autores de que suas palavras conduziriam as pessoas a Jesus Cristo e mudariam comportamentos; eliminariam a tristeza, a incerteza e o medo da vida; proporcionariam propósito e orientação à perspectiva de vida das pessoas; e forneceriam às pessoas evidências de que Deus ainda é “um Deus de milagres” (Mórmon 9:10).

O significado do Livro de Mórmon no mundo poderia ser medido pela quantidade de exemplares distribuídos ou pelo aumento geral no número de pessoas que decidem seguir Jesus Cristo depois de ler o livro. O efeito mais importante, porém, é claramente pessoal. O Livro de Mórmon responde perguntas, proporciona esperança e solidifica a força espiritual nas pessoas, uma a uma.

As pessoas cuja vida mudou ao lerem o Livro de Mórmon o descobriram quando eram pecadores ou quando eram fiéis, quando se sentiam sem esperança ou quando estavam felizes. Para encontrar significado no Livro de Mórmon, as pessoas podem ter formação acadêmica ou não, ser sozinhas ou viver cercadas por amigos e familiares, ser financeiramente bem-sucedidas ou ter problemas financeiros. A única característica comum é que as pessoas que são tocadas por esse livro começarão a lê-lo com um simples desejo de conhecer e entender sua verdade.

Como a Bíblia e o Livro de Mórmon se complementam

Ambos podem ajudá-lo a se aproximar de Jesus Cristo e aprender mais sobre Seu evangelho.

Os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, como muitas pessoas em todo o mundo, encontram consolo e inspiração na Bíblia. Cremos que a Bíblia é a palavra sagrada de Deus e um registro sagrado do ministério de Cristo na Terra. Damos muito valor a seus ensinamentos.

Na Bíblia, o apóstolo Paulo ensinou: “Pela boca de duas ou três testemunhas será confirmada toda palavra” (2 Coríntios 13:1). Quando Deus ensina um princípio importante, Ele envia duas fontes para confirmá-lo. O Livro de Mórmon é uma segunda testemunha dos ensinamentos da Bíblia.

Assim como Deus falou a Moisés e Noé na Bíblia, Ele também falou às pessoas das Américas. Esses homens escreveram a palavra de Deus. Seus escritos foram reunidos em um só livro: O Livro de Mórmon: Outro Testamento de Jesus Cristo. O Livro de Mórmon é uma prova de que Deus ama todos os Seus filhos em todas as partes do mundo.

A Bíblia e o Livro de Mórmon testificam de Jesus Cristo e ensinam Seu evangelho. Cada livro apoia os ensinamentos do outro. Ambos descrevem as interações de Deus com as pessoas em uma área diferente do mundo e ensinam os mesmos princípios. O Livro de Mórmon confirma o que a Bíblia diz sobre Jesus Cristo e esclarece muitas outras doutrinas cristãs. Os dois livros são uma evidência de que Deus vive e quer ajudar todos os Seus filhos.

Uma passagem do Livro de Mórmon ensina que a Bíblia e o Livro de Mórmon se complementam. Declara que um dos propósitos do Livro de Mórmon é apoiar a Bíblia.

“Portanto (…) apegai-vos ao evangelho de Cristo, que vos será apresentado não somente neste registro, mas também no registro que chegará aos gentios, vindo dos judeus, registro esse que virá dos gentios para vós.

Pois eis que este [o Livro de Mórmon] é escrito com o propósito de que acrediteis naquele; e se acreditardes naquele, acreditareis também neste; e se acreditardes neste, sabereis o que se passou com vossos pais e também as maravilhosas obras que entre eles foram realizadas pelo poder de Deus.”

Mórmon 7:8–9

Ao estudar o Livro de Mórmon e a Bíblia, você pode obter uma melhor compreensão de quem é Deus e o que Ele quer para você. Juntos, os livros contêm milhares de anos de inspiração, orientação e instrução. Embora tenham sido escritos há muito tempo, você ainda pode encontrar lições que se aplicam a você hoje.

Para começar, leia os versículos sobre os tópicos abaixo da Bíblia e do Livro de Mórmon e veja como você pode obter mais conhecimento usando os dois livros.

Dar e receber amor traz significado à vida. As famílias podem ser uma grande fonte de amor, mas não importa as circunstâncias de sua família, quando demonstramos amor ao próximo, nós nos aproximamos de Deus e compreendemos Seu plano. Como a Bíblia ensina: “Amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus, e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus” (1 João 4:7).

Suas ações têm o poder de abençoar grandemente a vida de sua família, de seus amigos e das pessoas ao seu redor. Ao se esforçar para seguir Jesus Cristo servindo e demonstrando bondade pelas pessoas, você deixa sua marca e faz do mundo um lugar melhor. Não subestime o potencial que tem de influenciar outras pessoas para o bem, seja por meio do serviço ou do exemplo.

O propósito do plano de Deus é nos proporcionar felicidade eterna. Quanto mais entendemos o plano Dele, mais percebemos que não conseguimos voltar à presença de Deus sozinhos. Ele tornou possível que todos os pecados e todos os erros que cometemos durante este teste da vida desapareçam e sejam esquecidos por meio de Jesus Cristo. É preciso se arrepender com sinceridade. É preciso ser batizado e receber o dom do Espírito Santo. E é preciso se esforçar continuamente para voltar à presença de Deus. Mas, por meio de Jesus Cristo, que é central ao plano de Deus, você consegue.

Estamos nesta Terra para nos tornarmos melhores, para conhecermos a Deus e para encontrarmos felicidade. E, ao seguirmos o plano de Deus e Seus mandamentos, podemos sentir alegria agora e por toda a vida.

Encontre paz ao ler o Livro de Mórmon


Inspiração para seu dia a dia

Receba mensagens inspiradoras semanalmente por e-mail.

Desenvolvimento
Nossas Redes Sociais