Deus é nosso amoroso Pai Celestial e tem um amor perfeito por todos os Seus filhos, inclusive você.
Ele nos amou primeiro, e as evidências de Seu amor por você estão por toda parte.
Você é a “geração de Deus” (Atos 17:29). Ele é o Pai de seu espírito. Ele quer ter um relacionamento com você. Como filho de Deus, seu potencial é infinito.
Deus conhece você individualmente. Jesus ensinou que Deus, o Pai, cuida de todas as Suas criações — um passarinho não cai em terra sem que o Pai saiba (ver Mateus 10:29). Com relação a você, “até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos” (Mateus 10:30–31).
Deus quer ajudar Seus filhos a serem felizes. Ele nos abençoou com tantas coisas. Ele o ama, cuida de você e deseja que você se comunique com Ele por meio da oração. Jesus prometeu: “Vosso Pai, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem” (Mateus 7:11).
Podemos ver o amor de Deus nas bênçãos que Ele nos dá. Poque Ele nos ama, Deus está constantemente nos presenteando com coisas grandes e pequenas que vão desde a beleza do mundo até as pessoas que fazem parte de nossa vida.
Muitas vezes sentimos o amor de Deus ao interagirmos com outras pessoas. Ao seguirmos a inspiração de servir e ao recebermos a ajuda de pessoas que foram inspiradas por Deus, podemos saber que Deus nos conhece, está ciente de nossas necessidades e nos ama.
Uma das maiores demonstrações do amor de Deus por nós foi enviar Seu Filho, Jesus, à Terra. Por meio dos ensinamentos e da graça de Jesus, sentimos o amor de Deus, recebemos o perdão de nossos pecados e aprendemos a amar as pessoas ao nosso redor.
Num mundo caótico, pode ser difícil reconhecer algo tão sutil e sagrado como o amor de Deus. É mais fácil encontrar o amor de Deus quando tiramos alguns momentos para buscá-lo.
Deus é nosso amoroso Pai Celestial que ama Seus filhos e quer nos ouvir. Podemos orar para pedir ajuda para nossa vida e para sentir Seu amor. Se você pedir a Deus para deixá-lo sentir Seu amor por você e aguardar pacientemente pela resposta, ela virá.
A Bíblia nos ensina que, ao vivermos em paz uns com os outros, podemos sentir o amor de Deus por nós. Ao amarmos e servirmos ao próximo, sentiremos o amor que buscamos receber de Deus.
Podemos aprender sobre o amor de Deus ao estudarmos Sua palavra. Ao lermos a Bíblia e o Livro de Mórmon, aprendemos que, ao longo da história, Deus nunca deixou de amar Seu povo. Isso pode nos ajudar a reconhecer o amor de Deus em nossa própria vida.
As pessoas muitas vezes pedem a ajuda de Deus nos momentos mais difíceis da vida. Mas Deus, seu Pai Celestial, ama você e estende Sua mão nos bons e maus momentos. Você sempre pode buscar a Deus em oração. Orar a Deus traz respostas e paz interior.
O Velho Testamento ensina que você foi criado “à imagem de Deus” (Gênesis 1:27). Assim como sua mãe e seu pai criaram seu corpo físico, o Pai Celestial criou seu espírito. É por isso que Deus é chamado de “Pai dos espíritos” (Hebreus 12:9). Esse relacionamento familiar significa que você pode recorrer a Ele quando precisar de ajuda.
Como Deus é seu Pai, Ele o ama e deseja ajudá-lo a enfrentar seus problemas. O amor de Deus é constante. No Novo Testamento, Jesus explica que, como Deus é perfeito, Ele sabe perfeitamente como ajudá-lo quando você pedir algo a Ele. E Ele quer ajudar — até mais do que um pai terreno e amoroso quer ajudar seus filhos. “E qual o pai dentre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o nosso Pai Celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” (Lucas 11:11, 13)
Como Deus o ama, Ele não elimina as provações e dificuldades de sua vida. Mortes, doenças, dificuldades financeiras, desastres naturais e muitas outras dificuldades fazem parte do plano de Deus para sua felicidade duradoura porque permitem que você aprenda, cresça e se torne uma pessoa melhor. Pode não parecer que é assim quando se está no meio de uma provação, mas o apóstolo Paulo ensinou que essa “leve e momentânea tribulação” é apenas temporária e pode produzir em nós “um peso eterno de glória muito excelente” (2 Coríntios 4:17). Cada desafio que você enfrentar pode ajudá-lo a progredir — especialmente se buscar a Deus para pedir ajuda.
Você não tem como controlar algumas dificuldades da vida; e outras são o resultado direto ou indireto de suas escolhas. Como Ele o ama, Deus lhe deu o arbítrio, ou seja, a liberdade de tomar decisões. Seu arbítrio permite que você faça boas escolhas que conduzem à felicidade; ele também o torna responsável pelas más escolhas, as que levam à infelicidade imediata ou futura. Deus não vai intervir em suas escolhas; Ele permite que você decida por si mesmo e aprenda com as consequências. No entanto, Ele oferece uma verdadeira ajuda para vencer erros e pecados — o poder de salvação de Jesus Cristo. Não importa o quanto as coisas fiquem ruins ou quantas vezes você tenha errado, você sempre pode mudar e encontrar paz em Jesus Cristo.
Embora o amor de Deus por você seja constante, você deve recorrer a Ele para pedir ajuda. Veja aqui algumas coisas que você pode fazer para buscar a ajuda de Deus em sua vida:
Fé significa que você não só acredita que existe um Deus e que Ele é seu Pai, mas que também confia que Ele pode e vai ajudá-lo se O buscar — por mais triste que a vida pareça. A fé é o primeiro passo para buscar a ajuda Dele em sua vida: “Porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6).
Quando você se lembra de seu verdadeiro relacionamento com Deus — de que Ele é seu Pai e você é Seu filho — a oração se torna uma comunicação que acolhe e consola. Leve suas dúvidas, conflitos, problemas e inseguranças a seu Pai em oração. Ele tudo conhece e vê. Ele compreende você e espera que você O busque em oração para que Ele possa guiar, elevar e consolar você.
Conheça mais sobre oração >
As escrituras ensinam: “Eis que o Senhor considera toda carne igualmente”. Em outras palavras, toda pessoa é igual aos olhos de Deus; Ele ama todos os Seus filhos. Esse versículo continua: “Aquele que é justo é favorecido por Deus” (1 Néfi 17:35). Isso não significa que Deus tem filhos favoritos. Isso significa que aqueles que são justos — os que O seguem e fazem o que Ele pede — se qualificam para receber os favores ou as bênçãos de Deus. Quando você guarda os mandamentos, Deus o abençoa.
Quando você busca a Deus por meio da fé, da oração e da obediência, Ele vai ajudá-lo porque o ama. No entanto, Deus nem sempre responde às orações da maneira que você espera. Mas Ele responde e ajuda de muitas maneiras. Algumas delas estão relacionadas a seguir.
Nos ensinamentos finais a Seus apóstolos, Jesus Cristo prometeu que enviaria “o Consolador, o Espírito Santo” (João 14:26), que lhes daria paz à alma. Por meio do Espírito Santo, você pode sentir a paz “que excede todo o entendimento” (Filipenses 4:7) mesmo quando não tem todas as respostas. Os problemas talvez não desapareçam, e as soluções podem não ser claras de imediato, mas a paz do Espírito Santo traz consolo e incentivo. O Espírito também pode orientar você em suas decisões. O Senhor ensinou: “Eis que eu te falarei em tua mente e em teu coração, pelo Espírito Santo que virá sobre ti e que habitará em teu coração” (Doutrina e Convênios 8:2).
Apesar de terem sido escritas há séculos, as verdades encontradas nas escrituras são eternas. Quando as pessoas as estudam hoje, elas ficam maravilhadas com o fato de que certos versículos parecem ter sido escritos especificamente para elas e sua situação. Isso não é coincidência. Deus nos dá as escrituras para nos instruir e orientar em momentos de provação ou incerteza. Você encontrará histórias sobre a ajuda que Deus dá às pessoas. Encontrará ensinamentos extremamente pessoais e significativos para você. Quando oramos, levamos as preocupações e dúvidas a Deus — e quando estudamos e ponderamos as escrituras, Ele nos responde.
Experimente o poder do estudo das escrituras em sua vida. Bíblia ou do Livro de Mórmon.
Por que temos o mandamento de amar e “[servir] uns aos outros” (Gálatas 5:13)? Um dos motivos é que muitas vezes a obra de Deus é feita por meio de nossas ações. Deus pode responder suas orações por meio das palavras e ações de pessoas ao seu redor. Aceite a ajuda e a preocupação de outras pessoas quando forem oferecidas e reconheça a mão de Deus em sua vida.