A fé é o primeiro princípio do evangelho. Quando você tem fé, você acredita em algo que não pode ver, mas sabe que existe. Assim como você sabe que o sol nascerá todas as manhãs, você também pode saber que Deus é real.
“Porque andamos por fé, e não por vista.”
2 Coríntios 5:7
A fé é edificada quando colocamos à prova as promessas de Deus e, assim, vemos Suas bênçãos. Por exemplo, Deus prometeu que responderá nossas orações. Temos que orar primeiro, antes de vermos as bênçãos. O Livro de Mórmon compara a fé a uma semente. Temos que plantar a fé em nosso coração para que ela comece a crescer. Se formos pacientes e continuarmos a nutrir a semente, nossa fé vai crescer e se tornar forte como uma árvore (ver Alma 32:27–42).
A Bíblia ensina que Deus é amoroso e que Ele perdoa Seus filhos tantas vezes quantas pedirem. Quando nos arrependemos e mudamos, Deus perdoa nossos erros. Do mesmo modo, precisamos seguir o exemplo de Jesus Cristo e perdoar aos outros.
“Ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve.”
Isaías 1:18
O arrependimento não é um mero pedido de desculpas. Começa com o desejo real de mudar. É preciso confessar os pecados a Deus e a quem prejudicamos, fazer uma restituição, se possível, e tentar não cometer o mesmo pecado novamente. Obviamente, não seremos perfeitos, mas se formos sinceros em nossos esforços, a graça de Jesus Cristo nos ajudará a nos tornarmos limpos novamente.
O batismo é um convênio ou promessa que você faz com Deus. Quando somos batizados, prometemos servi-Lo e seguir Seus mandamentos da melhor maneira que pudermos. Jesus disse: “Aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” (João 3:5). Isso significa que ser batizado, ou “nascer da água”, é um requisito para entrar no céu.
Os batismos em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias são realizados por imersão, ou seja, a pessoa é mergulhada completamente e, em seguida, é retirada da água. A Bíblia nos diz que “sendo Jesus batizado, [Ele] saiu logo da água” (Mateus 3:16). O batismo por imersão é um perfeito simbolismo, não só da lavagem dos pecados, mas também da morte, do sepultamento e da ressurreição. O batismo significa o fim de seu antigo estilo de vida e o nascimento para uma vida com o compromisso de seguir o exemplo de Jesus.
Embora o batismo seja um acontecimento significativo, ele não é completo se não nascermos do Espírito (ver João 3:5), o que significa receber o dom do Espírito Santo pela imposição de mãos. O Espírito Santo nos é dado após o batismo, para que possamos receber a ajuda, o consolo e a orientação de Deus ao longo da vida.
Deus proveu um meio para que todas as pessoas possam receber todas as Suas bênçãos — mesmo após a morte. O batismo, assim como outras ordenanças essenciais, pode ser realizado em favor de pessoas que morreram sem recebê-lo. Na Bíblia, o apóstolo Paulo falou sobre o batismo pelos mortos (ver 1 Coríntios 15:29), uma prática que hoje em dia ainda é realizada pelos membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Funciona assim: os membros da Igreja pesquisam a história da família deles para descobrir o nome das pessoas que morreram sem terem sido batizadas. Em seguida, os membros da Igreja são batizados no templo, em favor desses antepassados. Esse serviço em favor do próximo é feito por amor — e, como a vida continua após a morte, as pessoas já falecidas têm ciência das ordenanças feitas por elas e podem decidir aceitá-las ou não.
Sim. Jesus deixou claro que nascer da água e do Espírito é necessário para entrar no reino dos céus (ver João 3:1–13).
Os santos dos últimos dias acreditam que as pessoas devem ser capazes de discernir o certo do errado quando forem batizadas. É por isso que os membros da Igreja não praticam o batismo de bebês. As crianças podem ser batizadas a partir de 8 anos de idade.
Se o batismo foi realizado sem a devida autoridade, ou de maneira não condizente com o exemplo do Salvador, será necessário realizá-lo novamente. O batismo é um pré-requisito para se tornar membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Depois do batismo, aqueles que têm a devida autoridade do sacerdócio colocam as mãos sobre a cabeça da pessoa batizada para “confirmá-la” como membro da Igreja e para conferir o dom do Espírito Santo.